quarta-feira, 3 de julho de 2013

QUANTAS ALMAS VOCÊ JÁ PERDEU?

Isso mesmo!! Não escrevi errado, não! Quantas almas você já PERDEU?

Já discorri acerca do maléfico costume cristão de contabilizar as almas ganhas (você pode ler o artigo clicando AQUI). Pessoas se vangloriam de, em sua vida cristã, já ter ganho mais de mil almas para Jesus! Outras, afirmam que só ontem ganharam cinco! Sinceramente, não consigo entender este tipo de contabilidade, já que não somos nós, e sim o Espírito Santo, quem ganha almas, convencendo-as do pecado e reconduzindo-as a Cristo. Ademais, o próprio Senhor nos ensinou em parábola, dizendo: "Qual de vós terá um servo a lavrar, ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim, também, vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer" (Lc 17:7-10). 

Entretanto, observo que ninguém faz a contabilidade inversa. Quantas almas você já perdeu??

Conversando com um web-amigo há algum tempo, ele tocou em um assunto interessante: segundo ele, um famoso televangelista esteve em sua cidade e "ganhou" aproximadamente mil almas em uma noite. Dois meses depois, a grande maioria destas "almas ganhas" continuavam no mundo, sem qualquer compromisso com Cristo, sem congregar. Entretanto, o pregador continuava mantendo em suas estatísticas de almas ganhas as mil almas ganhas naquela ocasião...

A priori, Jesus não mandou que ganhássemos almas, e sim que FIZÉSSEMOS DISCÍPULOS. O texto afirma: "Portanto, ide, FAZEI DISCÍPULOS em todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ENSINANDO-AS a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos" (Mt 28:19-20 - grifos meus). Fazer discípulos é muito mais que visualizar uma mão sendo erguida em meio à multidão, conduzir o dono da mão à frente, fazê-la repetir uma oração de entrega, dar-lhe um abraço, anotar seu nome e endereço em um formulário e virar-lhe as costas. É ENSINAR, desde os primeiros passos, o que vem a ser a vida cristã.

Perdemos almas quando não damos o devido acompanhamento aos novos convertidos, deixando-os à própria sorte na caminhada cristã. Não quero dizer que VOCÊ será a pessoa que dará este acompanhamento. A Escritura afirma que Deus "designou uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para EVANGELISTAS, e outros para pastores e MESTRES..." (Ef 4:11 - grifos meus), e é bem possível que você seja um evangelista. Então, ao "ganhar uma alma" encaminhe-o aos mestres da Igreja, para que sejam ensinados, aperfeiçoados e bem conduzidos na vida cristã! Não as deixe ao léu!!

Perdemos almas quando deixamos de ensinar-lhes o Verdadeiro Evangelho, e ensinamos o evangelho falsificado. Ensinar o caminho errado faremos com que o destino também seja errado! Jesus ensinou que o cego que guia outro cego, ambos cairão no abismo (Lc 6:39). Censurando duramente os escribas e fariseus, Jesus disse-lhes: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra, para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno, duas vezes mais do que vós" (Mt 23:15). Nós continuamos a fazer a mesma coisa em nossos dias!! De que adianta fazermos prosélitos (convertermos pessoas à nossa fé), se os ensinamos no caminho do erro, e os tornamos cópias toscas e pioradas de nós mesmos? Zumbis, seguindo um cristo falso e um evangelho deturpado?

Está na hora de termos mais responsabilidade com as vidas que nos chegam ao aprisco! Não são capim da lagoa, que crescem sem a supervisão de ninguém, e sim a vinha de Deus, e cada uma dessas vidas precisa ser podada, adubada e cuidada com critério, dentro do Verdadeiro Evangelho, conforme descrito nas Escrituras!

E aí?? Vai continuar perdendo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.