sexta-feira, 1 de março de 2013

ORA, (NÃO) VÁ TOMAR BANHO!

A Bíblia é o livro onde a vontade de Deus se revela ao homem. Somente nela podemos encontrar base segura para todos os nossos caminhos, e o único Caminho seguro para se chegar a Deus. Mas não podemos nos esquecer das palavras de Pedro, falando sobre as Escrituras "...tende por salvação a longanimidade do nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" (2 Pe 3:15-16). Ou seja, é fácil (e em nossos dias se tornou muito comum) distorcer a Bíblia para fazer com que ela pareça corroborar com nossas próprias conclusões.

Posso dar exemplos...

Alguns amigos meus sabem da clássica brincadeira que eu sempre uso, para dizer que não gosto de tomar banho, que a minha religião não permite.  Vou discorrer, portanto, sobre este importante tema à luz da Bíblia.

Banho não tem qualquer base bíblica. Pelo contrário, onde vemos banho na Bíblia, sempre temos junto o pecado, ou a porta aberta para ele, como no caso de Bate Seba, que ao banhar-se foi vista por Davi e começou ali toda a ruína na vida do rei de Israel (2 Sm 11:1-4).

Desde os primórdios da Bíblia, não vemos exemplos de pessoas ligadas a Deus tomando banho. Pelo contrário, se analisarmos a vida de José, prisioneiro na masmorra do Egito, que quando foi chamado à presença de Faraó para lhe interpretar os sonhos, mesmo assim não tomou banho. A Escritura diz: "Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó" (Gn 41:14). Nem mesmo para ir à presença do rei do Egito, José se dobrou ao pecado de tomar banho. Antes, apenas fez a barba e trocou de roupa!

O mesmo podemos afirmar do profeta Jeremias. Em dado momento, por causa das muitas perseguições de seu ministério profético, ele foi lançado em um calabouço cheio de lama: "Então tomaram a Jeremias, e o lançaram no calabouço de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas no calabouço não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama... Então deu ordem o rei a Obede-Meleque, o etíope, dizendo: Toma contigo daqui trinta homens, e tira a Jeremias, o profeta, do calabouço, antes que morra. E tomou ele os homens consigo, e foi à casa do rei, por debaixo da tesouraria, e tomou dali uns trapos velhos e rotos, e roupas velhas em bocados, e desceu-os a Jeremias no calabouço, por meio de cordas. E disse Obede-Meleque, o etíope, a Jeremias: Põe agora estes trapos velhos e rotos, já apodrecidos, nas covas dos teus braços, por debaixo das cordas. E Jeremias o fez assim. E puxaram a Jeremias com as cordas, e o tiraram do calabouço; e ficou Jeremias no átrio da guarda" (Jr 38:6-13). Observem que a Escritura não afirma que, mesmo tendo sido tirado da lama, Jeremias se submeteu a algum banho!

Deus sempre preservou Seu povo dos pecados do banho. No episódio da passagem do Mar Vermelho Ele fez questão de abrir o mar para que nem os pés de Seu povo se molhasse! O mesmo se deu com a passagem do Rio Jordão, e o próprio Senhor Jesus andou sobre as águas para nos mostrar uma grande verdade: devemos evitar que nos molhemos.

Onde vemos na Bíblia Jesus tomando um banho, ou mandando os seus discípulos a fazerem o mesmo? Pelo contrário, Ele recusou-se a lavar Pedro, limitando-se somente a lavar-lhe os pés e dos demais discípulos. 

Analisando as Escrituras como um todo, só encontramos a expressão "tomar banho" ou suas variantes no Antigo Testamento, principalmente nos livros de Levítico e Números, todos eles ou a franca maioria vinculados a rituais da Antiga Aliança, e no Novo Testamento em nenhum lugar encontramos (senão em simbolismos) tal expressão ou tal ordem. Concluímos, pois, que o banho é algo da Antiga Aliança, e que não deve ser imposta aos crentes da Nova Aliança.

Assim sendo, é conveniente que o cristão deixe o mau costume de tomar banho, pois além de ser antibíblico, a Escritura deixa claro que muitos homens de Deus não o fizeram.

Viram como é fácil distorcer as Escrituras?

5 comentários:

  1. Caro irmão
    Gostaria de contribuir com uma observação à margem:
    Por varias e diversas vezes a Bíblia narra que o povo passou o Jordão a seco,rsrsrsrsr e até Moisés separou as águas do mar para o povo atravessar...
    rsrsrsr.
    Será que é daí que a expressão "Molhar a mão" virou sinônimo de corrupção?
    rsrsrsrsrsr
    Desculpe-me por este inconveniente.
    Um barão um tanto hilário...
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Barão Guaracy, obrigado pela contribuição, que já foi devidamente anexada ao texto. Seu comentário me fez lembrar do Senhor Jesus, que andou sobre as águas para não se molhar!! rsrsr

      Excluir
    2. Continuo perguntando: o sr. ainda não se dobrou a Facebook?? rsrs Eu gostaria MUITO de anexá-lo aos meus amigos desta Rede Social.

      Excluir
    3. Caro irmão Zilton
      Obrigado pela deferência.
      Devo lhe confessar que após muita insistência das netas me curvei ao exigente "livro da cara" em facebook/guaracy martins 75

      Excluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.