sábado, 1 de setembro de 2012

SOBRE OS FALSOS PROFETAS


Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre
foi entregue aos santos.” (Judas 3)
.
Recentemente, eu estive navegando nas páginas do Orkut, o maior site de relacionamentos da rede mundial de computadores, e encontrei uma Comunidade que se propõe a discutir a respeito do famoso (e controvertido) pregador Benny Hinn, e fui motivado a participar da discussão em um de seus tópicos. Senti-me motivado a transcrever a resposta que postei por lá, aqui no blog (com pequenas alterações), pois creio que este canal de comunicação que o Senhor entregou nas minhas mãos também pode e deve ser usado como uma voz apologética. Que Deus se digne de usar as palavras seguintes para trazer luz aos corações confusos e desalentados pelos falsos ensinos deste homem! Assim seja!


BENNY HINN É UM FALSO PROFETA!
Bom, pessoal, quero deixar aqui a minha opinião quanto ao questionamento que dá título a este tópico. Posso sem dúvida alguma expressar a minha opinião de que Benny Hinn é, sim, um falso profeta, levando-se em conta o padrão bíblico, e tenho algumas coisas a expressar a respeito disso.
Quando nós, cristãos protestantes, pentecostais, somos perguntados acerca de alguns pseudo-profetas que fundaram algumas das seitas que nós conhecemos hoje, tais como a dos Adventistas do Sétimo Dia (Ellen G. White), os Santos dos Últimos Dias, mais conhecidos como os Mórmons (Joseph Smith), ou as Testemunhas de Jeová (Charles Taze Russell), entre outros, se estes seriam falsos profetas ou não, a maioria de nós não tem qualquer problema em afirmar que SIM! Entretanto, quando se trata dos "profetas da casa", isto é, daqueles que se levantaram em nosso meio, ou que se declaram "pentecostais" como nós (ou que pregam alguns pontos em comum com o Pentecostalismo), agimos de forma diferente, e damos um monte de desculpas tais como as que foram apresentadas neste debate (tais como "Não devemos julgar" e "Não toqueis em Meus ungidos")...
.
Mas por que isto? Ora, a Bíblia nos ensina que não devemos usar "dois pesos e duas medidas" (Provérbios 20:10), então me respondam o seguinte: Se Ellen G. White é uma falsa profetisa, por ter proferido falsas profecias e ensinado falsas doutrinas, doutrinas estas que ferem frontalmente a Palavra de Deus, por que Benny Hinn não pode ser considerado falso profeta, se ele fez e faz o mesmo? Por que isto? Só por causa da filiação religiosa do profeta em questão?
.
O que faz de alguém um falso profeta não é a que denominação religiosa ele pertence, mas suas obras (livros, programas de TV, profecias, etc) e o conteúdo de suas pregações, pois como a Palavra de Deus nos ensina, haveria grande apostasia no final dos tempos! E por isso devemos, sim, estar atentos!
.
Assim como os crentes bereanos (Atos 17:10,11)! Se o apóstolo Paulo foi provado, juntamente com Silas, tiveram que passar pelo crivo do exame minucioso das Escrituras Sagradas, porque não Benny Hinn?
.
FALSO PROFETA, SIM!
Bem, o que Benny Hinn tem ensinado aos seus ouvintes? Fazendo um apanhado geral de toda a sua obra, vemos que ele tem se destacado como um dos principais expoentes da chamada "
Teologia da Prosperidade", que prega entre outras coisas: que o crente não pode ficar doente (e se ficar, isto se resume ao fato de que não teve fé suficiente para “tomar posse” da sua plena saúde, ou que pode estar vivendo em algum pecado oculto); que o crente tem que ser muito rico, isto é, ser próspero, aqui e agora (chegando as vias de fato de afirmar que Cristo enquanto esteve neste mundo viveu uma vida de riquezas e ostentação, sem qualquer respaldo bíblico); que nós temos o direito de "exigir" de Deus os nossos "direitos", que são a cura de todas as enfermidades, físicas e emocionais, a prosperidade financeira (o Evangelho do Capitalismo!), a viver como um "super-crente". Seus "cultos" são um verdadeiro espetáculo de "demonstrações de poder" que somente exaltam o Homem (que é visto como aquele que tem a "Unção", e é dele que a "Unção" vem sobre as pessoas, quando este impõe suas mãos, ou lançam sobre eles seus pertences pessoais), coisas que fogem do que a Bíblia ensina!
.
Não temos o direito de exigir nada de Deus, e como homens mortais que somos, temos que pedir-lhe o que nos é necessário com humildade e sinceridade, como o nosso Senhor Jesus nos ensinou, na Oração do "Pai Nosso"! Não como Benny Hinn e os "profetas da prosperidade" ensinam, exigindo que Ele nos cure, nos traga dinheiro, poder, fama ou privilégios especiais!
.
Enfim, temos que estar atentos, sim, a estes ensinamentos, e rejeitá-los, em nome de Jesus! E quanto aos que assim dizem: "Mas eu li o livro 'Bom Dia, Espírito Santo', ou o 'Bem-Vindo, Espírito Santo', e eles não contém estas heresias, este livro me abençoou, me edificou!", tenho a dizer-lhes o seguinte: a maioria dos seus admiradores apenas conhece estes dois livros, que são seus livros mais divulgados aqui no Brasil, porém, eles não representam nem 10% da obra do Benny Hinn, e para conhecer melhor esta sua obra, é necessário conhecer seus outros livros (alguns ainda não traduzidos para o português) e o conteúdo de suas declarações nos programas de televisão nos EUA (amplamente documentados na obra "Cristianismo em Crise", da Casa Publicadora das Assembléias de Deus), e de suas pregações nas Cruzadas ao redor do mundo!
.
E parte deste material que mencionei anteriormente, já foi 
divulgado aqui neste tópico, e tem muito mais na Internet, quem desejar pode pesquisar a respeito, não existe nenhuma desculpa para permanecer na ignorância dos fatos.
.
COM CERTEZA, BENNY HINN É UM DOS FALSOS PROFETAS!
Em relação aos livros que mencionei, os dois mais conhecidos do autor, deixem-me fazer a seguinte comparação: Se você algum leitor menos atento pegar alguns livros de Ellen G. White (a profetisa do Adventismo do Sétimo Dia), tais como "Caminho ao Redentor", "O Desejado de Todas as Nações", "A Ciência do Bem-Viver", etc. certamente que quase não encontrará heresias neles. Alguns destes livros até podem ser confundidos com "livros evangélicos" de um escritor qualquer, pois o conteúdo de suas mensagens é mais devocional que teológico propriamente dito. O mesmo ocorre com "Bom Dia, Espírito Santo" e "Bem-Vindo, Espírito Santo"! São leituras devocionais, e não dogmáticas, que tratam sobre as supostas experiências do autor com a Terceira Pessoa da Trindade, porém os erros letais do ministério de Benny Hinn não se encontra nestes livros, e sim em outras de suas obras!
.
Porém, desejo acrescentar ainda mais algo: o que me perturba nestas duas obras é que você passa a querer ter "exatamente" o mesmo tipo de experiências que o autor afirma que teve; lembro-me bem que quando li o "Bom Dia, Espírito Santo" há uns dez ou quinze anos atrás, eu passei a querer fazer exatamente o que o autor sugere: ao levantar de manhã, dizer "bom dia, Espírito Santo"! Só que isto é uma coisa entre ele e Deus, não fazia parte da minha intimidade com Deus, já que eu já estava acostumado a orar todas as manhãs, de uma forma, digamos, mais convencional... Será que Deus me ouvia menos, ou me abençoava menos, porque eu não dizia as "palavrinhas mágicas"? Tenho certeza de que se tornou exatamente isso, para muita gente que leu o livro na época (e mesmo hoje em dia), e ele nem era conhecido aqui no Brasil! Mas este seu primeiro livro foi muito "impactante" mesmo (sem ironia!) para sua popularização por aqui, em terras tupiniquins!
.
BENNY HINN É UM PROFETA DO PSEUDO-AVIVAMENTO!
Para finalizar estes meus breves comentários, deixo uma palavra aos admiradores de Benny Hinn, e também aos seus críticos. A Bíblia nos ensina: “Julgai todas as coisas e retende o que é bom” (I Tessalonicenses 5:21).
.
Vi algumas atitudes de vários irmãos aqui neste tópico que muito me entristeceram, um chegou a pedir que ele fosse apagado e trocado por outro que só falasse bem de Benny Hinn (vê se pode!), como se aos contrários fosse negado o direito de opinar! Isto é ou não um Fórum de debates? Me entristece é saber que boa parte dos cristãos tem receio de debaterem, de terem questionadas as suas "verdades", de terem que até mesmo reconhecer que estavam enganados, e para isto, muitos preferem não tomar conhecimento de questões que envolvem aquela determinada situação, usando (e abusando) de textos bíblicos (fora de seus contextos evidentemente), que se tornam pretextos para não pensar, não permitir que suas opiniões a respeito de Benny Hinn ou de qualquer outra coisa possam mudar, como se estas coisas fossem essenciais à sua salvação e à de outros. Desde quando concordar com Benny Hinn é pré-requisito para ser salvo, gente? A que ponto chegamos!!! Outros chegam a lançar maldições (!) em seus opositores ideológicos, tal como o próprio Benny Hinn já o fez, dizendo que ficarão enfermos, ou que parentes seus morrerão! Irmãos, desde quando o crente está autorizado a amaldiçoar os outros? Tiago 3:10 diz que "da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim." Preciso dizer algo mais a respeito disso?
.
Infelizmente, o quadro é este! O ministério de Benny Hinn tem sido um catalisador de grandes divisões no Corpo de Cristo ao redor do mundo! Provérbios 6:16-19 diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."
.
Fiquem na paz d'Ele!
.
ANDRÉ DE ARAÚJO NEVES
Assembléia de Deus Central de Porto Velho/RO - Ministério de Madureira
Coletado do blog do autor:  http://reflexoes-biblicas.blogspot.com.br/2008/07/benny-hinn-e-os-profetas-da-teologia-da.html

4 comentários:

  1. Artigo antigo, por isso ainda citei o Orkut como um grande site de relacionamento! Mas fora isso o texto continua bem atual, NÃO faltam pessoas para defender o Benny Hinn ou os demais "gurus" da prosperidade atuais! Tenso!

    ResponderExcluir
  2. Ja vi algumas cenas de algumas de suas cruzadas e pra ser sincero fiquei bem impactado, pois era recém-convertido e ñ sabia q existia dessas coisas estranhas em meio aos crentes. Infelizmente existe irmãos que preferem nao opinar para estarem em sua zona de conforto...
    Q Deus nos dê discernimento pra q não sejemos confudidos em meio a esse tempo. Derrama misericordia Deus e livra o teu povo!

    ResponderExcluir
  3. Por isso tenho medo de ler certos livros em que os autores compartilham suas experiências com o Senhor ou com o Seu Santo Espírito. Pra não dizer nunca, eu li um trecho daquele divina revelação do inferno (divina hahahaha) que mais parece um dos best seller do Tolkien, onde jesus mais parece com Gandalf. E depois ainda veio o super sucesso divina revelação do céu.
    Sinceramente, ainda prefiro acreditar nas experiências que são relatadas nas Escrituras. Sei que são de procedência verdadeiras, tenho fé. De resto, fico com medo. Até do que vejo, sou ligeiramente cético. Isso pode ser um defeito, mas pelo menos não serei enganado por esses cartomantes gospels,rs.
    Sobre a teologia da prosperidade, sabemos quem é o dono de todas as riquezas deste mundo - e de fora dele -, então, pra que se preocupar com um monte de dinheiro na conta (papel e burocracia), uma fazenda (terra regada à bosta de cavalo), um carro (contribui pra diversas poluições)... tô estudando, e se Deus quiser, Ele me abençoa. Sei que meu Senhor é bom e justo, e ajuda aos Seus. Já fui de igreja de modelo 12 e trago péssimas recordações de lá quanto à prosperidade.
    Sou proletáriado e amo isso. Burguesia tem cheiro de óléo da igreja do silas mala faia. Hehe.
    Paz, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, há livros e livros. Nos piores, as pessoas querem IMPOR suas experiências como se fossem revelações para a Igreja. Faço como você, prefiro as revelações da Bíblia. Deus te abençoe, e na próxima postagem se identifique!

      Excluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.