quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FATO E BOATO


Desde o final do Século XX até os dias atuais estamos vivendo a Era da Informação. O rádio, a tevê e a internet, em tempo real, mantêm a sociedade sempre informada de tudo o que acontece em nossa localidade, no Brasil e no mundo, quase que na mesma hora do acontecimento. Para estar bem informado basta se manter conectado a um bom portal de notícias.
Mas esta era de informações também tem seu lado mau: o boato. Nunca foi tão fácil se criar uma estória e lançá-la na grande rede como se fosse a mais verídica das histórias. O povão se encarrega de passar a notícia adiante, e faz questão de acrescentar um pontinho a mais. Recentemente, recebi via rede social a notícia que um famoso cantor gospel estaria gravemente doente, com uma enfermidade incurável, e que viajaria para os EUA a fim de se submeter a um rigoroso tratamento médico. Confesso que cheguei a acreditar na notícia! Qual não foi minha surpresa quando o vi em um programa em rede nacional, ao vivo, ostentando saúde para dar e vender!
Estabeleça-se, portanto, um diferencial entre um fato e um boato: a fonte da informação. As verdades vêm acompanhadas de origem idônea, de fontes que confirmam a sua veracidade. Os boatos fazem questão de ocultar a fonte, ou dificultar-lhe o acesso o máximo possível.
Não devemos dar crédito a tudo o que nos chega, sem se dar ao trabalho de verificar a fonte e a veracidade da notícia. Diariamente chegam na caixa de entrada de meu e-mail ou de minhas redes sociais notícias sensacionalistas e bombásticas, sempre acompanhadas de links para que eu acesse a notícia completa. E é claro que eu não caio nestas armadilhas. São pessoas inescrupulosas, que só querem acessar as informações armazenadas em meu computador, com o intuito de me prejudicar! O caminho mais confiável de confirmar tais notícias é jamais acessar os links que as acompanham, e sim acessar um portal de notícias confiável, e ver se tal notícia está ali. Se aconteceu, estará com certeza nos grandes portais.
A vida espiritual também é assim. Existem fatos e surgem boatos, e infelizmente a maioria dos boatos tomam status de verdade absoluta em nosso meio. E eu não estou falando de meras notícias, como a do famoso cantor, mas de novas doutrinas e revelações (que eu prefiro chamar de “revelamentos”) que chegam em nosso meio sem qualquer fonte confiável, mas que são aceitos sem qualquer questionamento.
Aí surge a primeira e obrigatória pergunta: de onde foi que tiraram isso? Qual a base desta informação? As Escrituras, ou uma “revelação” que contraria o que está escrito?
O povo de Israel fez algo terrível aos olhos de Deus nos tempos de Jeremias, e a Igreja está fazendo o mesmo nos dias atuais: abandonando o Senhor e a Sua Palavra, fontes inesgotáveis de águas vivas, e cavando cisternas rotas, distantes de Deus e das Escrituras, ÚNICA regra de fé e prática que Deus deixou para a Igreja.  Hoje aceitamos tudo: dogmas, revelações,  relatos de visões e arrebatamentos, viagens ao céu e ao inferno, doutrinas de homens e uma infinidade de “boatos espirituais”. E o pior: nos recusamos a examinar a fonte escriturística da informação. Preferimos crer no homem do que crer em Deus, o Autor da Bíblia!
O Reformador Martinho Lutero viveu em uma época de grandes boatos espirituais. Sem qualquer base nas Escrituras, a igreja da época ditava normas, vendia indulgências e determinava a vontade de Deus para o povo.  Bíblia existente era em latim, e o povo era proibido de lê-la e possuí-la. Uma das primeiras atitudes de Lutero foi colocar a Bíblia nas mãos do povo, em sua língua, e estabelecer uma das mais firmes colunas da Reforma: SOLA SCRIPTURA. Somente as Escrituras seriam doravante a bússola fiel para o crente. Nada pode ser superior ao que Deus nos deixou como norma de fé e prática para Seu povo.
As revelações são luzes que o Senhor lança sobre a Sua Palavra, fazendo com que nós a compreendamos melhor. O próprio Deus nos autorizou a “ não crer em todo o espírito, mas provar se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 Jo 4:1ss). O próprio Senhor fala de homens que crêem firmemente que O estão servindo, mas que nunca O conheceram de verdade (Mt 7:22-23), e sSó perceberão esta terrível realidade no último dia! Não é de se admirar que estas pessoas perdidas ensinem uma infinidade de mentiras e boatos para a Igreja como se fossem a mais pura expressão da verdade, e enganem a muitos.
Por isso, sempre que chegar alguma novidade no meio da igreja, uma revelação nova, não a desprezemos imediatamente, mas também não a aceitemos imediatamente.imediatamente vamos tirar a dúvida se é fato ou boato. Para isto, basta acessar o ÚNICO portal de notícias da vida espiritual, a Bíblia, e fazer como bem faziam os crentes de Beréia: Ora estes [de Beréia] foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia, nas Escrituras, se estas coisas eram assim”. Aquilo que não concordar com as Escrituras, é mentira, boato e falsa profecia/revelação.
Pelo que, deixai a mentira, e falai a verdade, cada um com o seu próximo (Ef 4:25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.